Guia para compra de Carregadores para portátil

O carregador de um portátil não é apenas um acessório que permite carregar a bateria do mesmo ou fornecer energia para o mesmo.

O carregador, tem outras funcionalidades tais como proteger o equipamento de picos de corrente bem como fornecer a quantidade de energia eléctrica necessária ao bom funcionamento do seu portátil.

Utilizar um carregador com voltagem/amperagem erradas, poderá danificar a bateria ou até mesmo o seu portátil.

Sempre que necessitar de comprar um novo carregador deverá ter em atenção os seguintes pontos:

1 - Verifique quais os requisitos energéticos do seu portátil.

 

O carregador portátil deve ser capaz de fornecer energia suficiente para o portátil. A alimentação é especificada no número de Watts (W), por exemplo, 65W ou 90W.
 
Importante: Deverá utilizar sempre um carregador com potência igual ou superior ao que o portátil requer. Por exemplo, um portátil que utilize um carregador de 90W você pode usar um carregador de 90W ou 120W, mas não um adaptador de 70W.
 
Os requisitos de energia são geralmente especificados em Watts (W) no carregador original que acompanhou o seu portátil no acto da compra.
Ver a imagem 1. As potências mais comuns são 65W e 90W.
 
Imagem 1
(Imagem 1)
 
Quando a potência de saída só é especificada em Volts (V) e ampères (A), multiplicar esses valores para obter a potência em watts (W). Na imagem 1, a potência de saída é a seguinte: 18,5 V x 3,5 A = 64,75 W (arredondado para 65 W).
 
Se já não tem o carregador original ou o mesmo já não tem a etiqueta com os dados necessários, contacte-nos ou contacte o fabricante do seu portátil para poder obter os dados necessários.
 
2 - Verificar a compabitilidade da voltagem (V)
 
Apesar de a maioria dos computadores portáteis actuais terem protecção contra isso, utilizar um carregador com uma voltagem muito alta poderá danificar o seu portátil, já no caso de ser demasiado baixa poderá não conseguir fornecer energia suficiente para que o mesmo funcione correctamente.
Poderá verificar se a voltagem do novo carregador é a correcta, verificando a etiqueta do mesmo ou nas especificações do fabricante, no caso dos carregadores universais, usualmente tem um interruptor onde poderá ser regulada a voltagem a utilizar.
 
3 - Saber se o carregador é o correcto para o meu portátil
 
A maioria das marcas utiliza apenas dois ou três modelos de carregadores em toda a sua linha de portáteis, pelo que se as especificações energéticas estiverem correctas e a ponta do carregador encaixar correctamente no seu computador portátil, não haverá qualquer tipo de problema. Significa também que o portátil pode ser da marca "x" e o carregador de marca "y", não afectando o bom funcionamento do mesmo.
 
Para comprar o seu novo carregador, poderá verificar a nossa loja na secção de carregadores para portáteis, dispomos de carregadores compatíveis e carregadores originais para todas as marcas e modelos do mercado.
Se não encontrar o seu modelo ou marca listado no nosso website ou tiver dúvidas acerca da compatiblidade com o seu portátil, entre em contacto connosco de modo a que o possamos ajudar na aquisição do carregador correcto para o seu portátil. Não compre sem ter a certeza que é mesmo compatível com o seu modelo.